14 de abril de 2024, Porto Alegre / RS

GOB-RS presente na transmissão da chefia do Comando Militar do Sul

No dia 26 de janeiro de 2016, ocorreu, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, a de passagem do cargo de Comandante Militar do Sul, do General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão ao General de Exército Edson Leal Pujol. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Boas e registrou a presença de autoridades civis e militares e convidados, em quantidade que superou amplamente as expectativas, segundo comentários de entendidos no assunto, pois contou com mais de mil pessoas.

O GOB-RS foi representado oficialmente pelo Eminente Grão-Mestre Jorge Pedron de las Llanas e o Poderoso Grão-Mestre Adjunto José Fernando Clementel de Fraga, os que acompanharam a cerimônia desde o Palco de Autoridades. Encontravam-se presente também, outros vários Obreiros da nossa Obediência: o Grande Secretário de Interior e RRPP, Irmão Luiz Carlos Rodrigues Padilha, quem desempenhou um papel importante na organização do evento, na sua condição de Assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Sul; representando a outras Instituições, como o Irmão Julio César Benites Teixeira, Presidente da Liga de Defesa Nacional-RS; e uma nutrida delegação da A?R?L?S? Bento Gonçalves, do Or? de Santiago-RS, da qual o Irmão (General) Pujol foi Obreiro durante o período em que comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, naquela Cidade; entre outros.

Foi um dia importante para a Maçonaria gaúcha, mencionada pelo General (Irmão) Mourão no seu discurso de despedida, e, em particular, para o GOB-RS que recebeu o General (Irmão) Pujol de retorno ao Estado. Ambos Oficiais Generais gaúchos, foram elogiados pelo Comandante do Exército, o primeiro pela sua destacada atuação à frente do CMS e o segundo, considerando-o um dos mais preparados militares brasileiros.

Os representantes do GOB-RS, quando apresentados ao Comandante do Exército, receberam do General Vilas Boas, também gaúcho, o comentário: “Exército e Maçonaria, duas Instituições cujos princípios e objetivos são muito semelhantes, para o bem da sociedade e por consequência do nosso país. A Maçonaria tem prestado um importante serviço ao Brasil”.

Fundada em 14 de julho de 1981, com personalidade jurídica de direito privado, simbólica, regular e legítima, sem fins lucrativos.

Telefones
51 3226.9877 │ 51 3225.9982 │ 51 3212.3907

Sede 17 de Junho

Rua Dezessete de Junho, 436 - Menino Deus Porto Alegre - RS. CEP 90110-170

Palácio Duque de Caxias

Rua Washington Luiz, 214 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

GOB-RS - Gestão 2023. Todos os Direitos Reservados