Os condomínios verticais têm sido palcos de crescentes atos criminosos, cada vez mais constantes nos noticiários em geral. Alguns problemas quanto à segurança, entretanto, estão na administração, zeladoria, empregados do condomínio, que, em vez de primar pelo profissionalismo, garantem suas posições com atitudes servis, isto é, procurando agradar os inúmeros patrões – os condôminos – fechando os olhos para as normas de segurança que deveriam ser cumpridas. O conselho de condôminos deve estabelecer normas claras, bem como discriminar punições para todos os infratores. Para evitarem-se conflitos entre zeladoria e os funcionários do condomínio com os moradores, os fatos devem ser anotados relatando o ocorrido ao administrador, que, apoiado pelo conselho de condôminos, pode então esclarecer ao infrator que as normas do condomínio não foram obedecidas.
Empregados dos Moradores
Após o empregado ser selecionado pelo morador (recomenda-se que para sua própria segurança essa seleção seja feita na sala da administração e não no próprio apartamento, pois em geral não se sabe quem se está recebendo e a possibilidade de ser assaltado passa a ser relativamente alta). O candidato deve ser encaminhado à administração do condomínio para as devidas formalidades preestabelecidas. O administrador deve preencher uma ficha de registro com todos os dados e anexar uma foto do candidato. O condomínio deve cobrar uma taxa e chamar para si a responsabilidade de verificar os antecedentes criminais e condutas pessoais, através de escritório especializado. Essa deve ser uma norma coletiva e como tal obedecida por todos. É dever do administrador explicar detalhadamente as normas de segurança a esse novo empregado e fornecer-lhe um impresso de fácil leitura para que tenha em mente a responsabilidade que compartilha no condomínio. E o que fazer com os chamados empregados eventuais ou diaristas que prestam serviços aos moradores uma ou duas vezes por semana, ou mesmo quinzenalmente? Nossa orientação é que devem seguir os mesmos critérios de contratação, independentemente de serem efetivos ou temporários. O horário de trabalho desses empregados precisa constar na ficha de registro da administração. Fora do horário habitual, o acesso deverá ser permitido somente após a autorização do morador.
Empregados do Condomínio
A contratação de empregados para o condomínio, sejam eles funcionários próprios e / ou funcionários de terceiros, isto é, de empresas especializadas em limpeza, segurança, manutenção etc., deve seguir um único padrão de seleção. É importante selecioná-los tendo e treiná-los adequadamente para conviver com conflitos, porém cientes de suas funções e responsabilidades. Devem, para tanto, possuir bom relacionamento “interpessoal”. Todos esses funcionários próprios e de terceiros devem ter seus antecedentes criminais e condutas pessoais verificados por empresa especializada. Após os mesmos se desligarem do emprego, por quaisquer que sejam os motivos, os registros devem ser arquivados por pelo menos dois anos, para que se possa fornecer o máximo de informações à polícia em caso de ocorrência ou algum problema mais grave que necessite de investigação. É importante saber que, muitas pessoas se infiltram nos condomínios como empregados apenas para conhecer os hábitos e as falhas, e assim facilitar oportunamente a entrada de malfeitores. Devem-se evitar visitas de amigos e, sobretudo de ex-funcionários próprios e de terceiros que trabalham para o condomínio. Esses relacionamentos pessoais devem ser mantido fora dos portões, limitando-se assim a ação de possíveis malfeitores.
Entregadores e Prestadores de Serviço
Deve ser proibida a entrada de entregadores de refeições, compras, presentes, flores etc. nas dependências do condomínio, mesmo que acompanhados por funcionários, os quais poderão ser dominados pelo falso entregador já no interior do condomínio. O morador ou um empregado do apartamento deve ir até a portaria receber a encomenda, evitando pôr em risco a segurança dos demais moradores, além da própria. O porteiro não deve abrir o portão para receber essas mercadorias. É recomendável ter um postigo com dimensões suficientes para passar esses produtos. Outras mercadorias em tamanhos maiores devem ser recebidas somente no horário diurno e acompanhada por um guarda quando se abrir o portão. O porteiro não deve abri-lo para recebimento de mercadorias quando estiver sozinho. A presença de prestadores de serviços eventuais, como encanadores, eletricistas, técnicos da companhia telefônica, técnicos de TV a cabo etc., precisa ser previamente comunicada à portaria pelo morador, especificando o dia da visita, bem como o nome e, se possível, o RG do profissional que virá atendê-lo. Quando esse prestador de serviço chegar, a autorização da sua entrada deverá ser novamente confirmada pelo morador, de preferência acompanhado na entrada e na saída por um funcionário do condomínio ou por alguém do apartamento solicitante. No caso de reformas de um apartamento, quando o morador não está presente, o administrador deverá fazer um cadastro do funcionário. Conduta semelhante deve ser observada para os profissionais que prestam serviços nas dependências gerais do condomínio.
Visitantes do Moradores
Este é um item delicado, mas normas são normas e todos devem aceitar seu cumprimento, zelando pela segurança coletiva. O visitante deve ser identificado pelo interfone antes da abertura do portão e este deve ser aberto somente após a aprovação do morador, mesmo que esteja chovendo e o condomínio não tenha abrigo externo para a proteção do visitante. Para reduzir esse tempo, o morador poderá deixar o nome do visitante na portaria.
Horário de Acesso ao Edifício
O condomínio deve determinar um horário para trancar as portas da frente e dos fundos do edifício, e cada morador, sempre que abri-las, não deverá deixar de trancá-las novamente, zelando assim pela segurança pessoal e coletiva. É fundamental que a cópia dessa chave não seja dada a seus empregados.
Iluminação
A conta de energia elétrica vai aumentar, mas é básico que as dependências do condomínio sejam bem iluminadas para desestimular a ação dos malfeitores. As entradas do condomínio e do edifício também precisam ser bastante iluminadas.
Garagem
A garagem é sem dúvida um ponto extremamente vulnerável e de maior indisciplina por parte dos moradores, gerando polêmica e discussões intermináveis nas reuniões de condôminos. Todavia deve-se enfatizar que as normas para a segurança devem ser claras e rígidas, e o cumprimento delas é essencial para a segurança de todos. Muitas têm sido as medidas tomadas para a triagem da entrada e saída de veículos, tais como selo fixado no pára-brisa, crachá, registro de placas dos carros etc. Um sistema que tem se destacado pela praticidade é aquele em que cada condômino tem um controle remoto para entrar e sair da garagem sem a ação da portaria. É importante que a distribuição desses aparelhos seja controlada e numerada, e deve exigir-se a devolução quando as pessoas se mudarem. Para garantir ainda mais o sistema, todos os carros estacionados devem possuir um crachá com um número de identificação e, durante a ronda, o guarda deve checá-lo. Quem não deixá-lo à mostra no veículo estacionado deve ser chamado à atenção pela administração e na reincidência multado conforme normas estabelecidas.
Portarias
A portaria deve ficar afastada das divisas do condomínio e protegida com vidro à prova de bala. Aplique no vidro uma película de proteção que dificulte a visão do seu interior, de dia e de noite. O porteiro precisa ser preservado. A fiscalização de ruas, calçadas, da porta da garagem, assim como a identificação de pessoas em geral, deve ser feita através de câmeras de TV, intercomunicador e vídeo-porteiro, instalados no muro ou gradil, na divisa com a rua. O porteiro precisa ser bem treinado e possuir apurado senso de observação. Quando tiver que abrir o portão para um morador, visitantes ou empregados entrarem a pé, o porteiro deve observar pelo monitor de TV, ou por espelhos parabólicos instalados em pontos estratégicos e com boa visão, se não há estranhos por perto. Quando for necessária a abertura do portão para colocação de lixo em lixeiras externas, bem como para limpeza e manutenção de canteiros nas calçadas, o porteiro deve deixar o portão aberto o mínimo de tempo possível, acompanhado por um guarda ou pelo menos de algum empregado do condomínio, observando qualquer movimento suspeito de alguém. É importante manter na portaria uma lista atualizada com telefones úteis, tais como:
- Hospitais e pronto-socorros área;
- Delegacia policial área;
- Batalhão da polícia militar;
- Corpo de bombeiros;
- Companhia de água e esgoto;
- Companhia de eletricidade;
- Central de emergências da prefeitura (queda de árvore, muros e etc.);
- Assistência técnica de elevadores;
- Prestação de serviços em geral.
- Outros telefones úteis ao condomínio.
Conselhos Gerais
Porteiros e empregados devem ser orientados a não fornecer, em hipótese alguma, informação sobre os moradores e suas famílias, tais como horários habituais em que saem e chegam se está de férias, qual a escola dos filhos etc. A Administração do condomínio deve proibir que os moradores deixem as chaves dos apartamentos e dos veículos na portaria. Quando o morador tiver que deixá-las por motivo de força maior, a Administração ou zelador deve ser o responsável por sua guarda e zelo. Evite perder tempo com orçamentos para conserto de itens vitais, como elevadores e iluminação em pontos críticos, as portas de garagem e os portões de entrada. Estabeleça uma política para agilizar todos esses reparos.
Conselhos Úteis para os Moradores
Não abra a porta em hipótese alguma sem antes observar pelo olho mágico ou vídeo porteiro o que ocorre lá fora. Se aparecer alguém, mesmo conhecido, que não lhe foi anunciado, não abra. Chame imediatamente a portaria do prédio para esclarecer o ocorrido com urgência, e só depois dessa ação tome a decisão de abri-la. Quando algum profissional for prestar serviço no apartamento, tranque as portas das áreas a que ele não precisa ter acesso e fique por perto acompanhando o serviço. Evite entrar nos elevadores se pressentir uma ou mais pessoas suspeitas. Se já estiver dentro dele e alguém suspeito entrar, desça em qualquer andar. Livre-se logo de um possível problema e comunique sua suspeita à portaria, mesmo que tenha de se desculpar depois. Quando chegar de carro, olhe bem se não há pessoas paradas em pé ou em carros por perto, próximos à entrada da garagem. Se desconfiar de algo, dê a volta, e de algum telefone público ou de celular ligue para casa, para a portaria do condomínio ou até para algum apartamento de pessoas conhecidas, e peça auxílio para sua entrada na garagem.