Programa Maçônico de Assistência (Apoio) e Serviços (PROMAS – RS)
O Grão Mestrado e a Grande Secretaria de Previdência e Assistência Social, objetivando oferecer aos Irmãos das potências maçônicas do Brasil e dos países vizinhos, devidamente identificados, incluindo suas cunhadas, sobrinhos(as) e familiares, à receberem toda assistência necessária em situação de urgência/emergência, dentro do Estado do Rio Grande do Sul, vem comunicar às Lojas da Jurisdição o seguinte Programa Maçônico de Apoio, Assistência e Serviços (PROMAS).
Neste programa, as solicitações de auxílio dar-se-ão diretamente a regional mais próxima, via contato telefônico ou WhatsApp.
A Grande Secretaria de Previdência e Assistência Social fica à disposição para quaisquer informações, bem como coordenando a rede de contatos de Lojas e Irmãos, que unidos por laços de fraternidade, sejam acionados sempre que necessário.
As regionais contemplam a abrangência do GOB no Estado, dividido em 11 microrregiões contando com a totalidade das Lojas do GOB/RS. A Regiões (e as respectivas centrais) estão organizadas da seguinte maneira:
- Região 1: Metropolitana / Porto Alegre.
- Região 2: Fronteira Sul / Bagé e Rio Grande
- Região 3: Fronteira Oeste / Uruguaiana e São Borja
- Região 4: Noroeste / Santo Ângelo
- Região 5: Norte / Passo Fundo
- Região 6: Sudoeste / Torres
- Região 7: Serra / Caxias do Sul
- Região 8: Vale dos Sinos / São Leopoldo e N. Hamburgo
- Região 9: Vale do Rio Pardo / Santa Cruz do Sul
- Região 10: Vale do Taquari / Taquari
- Região 11: Centro / Santa Maria
Este programa é extensivo aos Irmãos e familiares de qualquer potência coirmã, devidamente identificados e que, estando de passagem pelo nosso Estado, necessitarem de auxílio em qualquer situação emergencial ou de urgência. O bom senso deve prevalecer, em se tratando de maçom e do mútuo auxílio nas horas de infortúnio, tais como acidentes, socorro mecânico e médico, internação hospitalar, doação de sangue, atendimento jurídico, social, hospedagem, translado, e outras solicitações em gerais que se fizerem necessárias.
Os contatos podem ser feitos inicialmente com os telefones das regionais (disponibilizados na área restrita do Portal do GOB RS – menu Documentos) que integram o grupo do canal WhatsApp da Grande Secretaria de Previdência e Assistência Social. O representante da regional também tem autonomia na organização de subgrupo regional para aumentar a rede de contatos entre irmãos e direcionar à central da Grande Secretaria necessidades não sanadas localmente ou dependendo da urgência/emergência.