No dia 4 de junho de 2016, foi realizada Sessão Extraordinária da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa – PAEL-RS, convocada por requerimento do Grão-Mestre Estadual, com um único ponto a tratar, que foi analisar o Anteprojeto de Lei 002/2016 do Executivo, destinado a segunda parte do projeto de obras em novo local do GOB-RS.
Numa exposição que durou mais de 40 minutos, com apoio de recursos multimídia, o Eminente Grão-Mestre, Irmão Jorge Pedron de las Llanas apresentou aos Veneráveis Deputados e demais Irmãos presentes, o projeto de reforma do local da Rua 17 de Junho nº 436, no bairro Menino Deus de Porto Alegre, prédio de dois andares, com 750 mts2, que albergará o novo centro templário e administrativo. A apresentação lembrou a primeira parte do projeto que contemplava reformas no andar superior, informou sobre a situação atual das obras e detalhou a segunda parte, com as reformas propostas para o andar térreo, tudo ilustrado com plantas arquitetônicas, fotografias e quadros demonstrativos de sua viabilidade econômica.
Após realizar várias perguntas e sugestões, todas elas respondidas pelo Eminente Grão-Mestre, os Veneráveis Deputados deliberaram e aprovaram por unanimidade o Anteprojeto de Lei.
As obras da primeira parte se iniciaram em dezembro/2015, após ser aprovado, pela PAEL-RS, Anteprojeto de Lei 001/2015 do Grão-Mestrado e a segunda parte dará continuidade à obra de forma imediata, tendo previsão de finalização num prazo de 3 a 4 meses. O novo local contará com três templos, dependências para a Administração, secretaria da PAEL, sala de reuniões, auditório multiuso, salão de ágapes com cozinha e churrasqueira, 2 salas de espera e convivência e áreas de serviço, além de 4 vagas exclusivas de estacionamento.
Segundo foi comentado pelo Grão-Mestre na sua apresentação, este é o principal projeto de obras e expansão levado a cabo nos 35 anos do GOB-RS (anteriormente GOESUL) que, além de atender as atuais necessidades da Obediência, sustentará o crescimento de Lojas e Obreiros esperados para os próximos anos, e assim foi entendido e apoiado pelos legisladores. O Irmão Pedron destacou que a realização desta obra só é possível pela adequada gestão financeira da anterior Administração, que foi continuada pela atual.
A Sessão contou também com a presença dos Grandes Secretários Poderosos Irmãos Flávio Rostirolla, da Guarda dos Selos, David Jorge Davi de Administração e Patrimônio, Irmão Álvaro Remígio Neves de Ritualística e Lucas Sitya Adjunto de Ritualística e do Venerável Juiz do TEM Irmão João Martins de Salles.