19 de abril de 2024, Porto Alegre / RS

Grande Oriente do Brasil recebe homenagem dos vereadores

O transcurso dos 195 anos da Ordem Maçônica Grande Oriente do Brasil (GOB) foi o tema do Período de Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (29/6) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Representaram o GOB na homenagem o Grão Mestre Estadual Adjunto, José Fernando Clemente de Fraga, secretário do Interior de Relações Públicas, Luiz Carlos Rodrigues Padilha, e o secretário de Educação e Cultura, Luiz Fachin. Também acompanharam os pronunciamentos nas galerias do Plenário Otávio Rocha outros integrantes da instituição.

Dizendo sentir-se honrado e feliz, Fachin agradeceu a homenagem e as “amáveis palavras proferidas (pelos vereadores) sobre a maçonaria e sobre o Grande Oriente Brasil”. O secretário de Educação e Cultura, contou um pouco da história do GOB no Brasil, mencionando que ele foi criado por algumas pessoas que tinham o objetivo de pôr em prática a doutrina da filosofia maçom. “Eles encontraram espaços de atuação na sociedade, em clubes e, especialmente, nos gabinetes de leitura, que são tidos como os embriões da maçonaria”.

Em 17 de junho de 1822, com três lojas maçônicas regulares no Rio de Janeiro, pré-requisito para a instituição da Ordem, foi criado o GOB brasileiro, que foi partícipe de grandes acontecimentos políticos e sociais da história do Brasil, conforme recordou Fachin. “Hoje temos um patrimônio de quase dois séculos de trabalho no país”. Ele ainda contou que a primeira loja do Grande Oriente no Rio Grande do Sul foi aberta em Santo Antônio da Patrulha em 2 de setembro de 1833. “Somos uma Ordem Representativa do povo porto-alegrense”, declarou.

O proponente da homenagem, vereador Cássio Trogildo (PTB), também comentou sobre a história do Grande Oriente e afirmou que ela se confunde com a própria história do Brasil independente. “A partir da metade do século XIX, o GOB teve atuação marcante em diversas campanhas sociais e cívicas no país. Além de ter uma notória presença na política nacional, através de vários presidentes maçons”, destacou. Atualmente, o GOB conta com mais de 60 mil membros e duas mil lojas espalhadas por várias cidades do país, buscando, sempre, o aperfeiçoamento físico e intelectual dos seus membros, segundo Trogildo.

Confira mais algumas fotos sobre o evento em Galeria.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

Fundada em 14 de julho de 1981, com personalidade jurídica de direito privado, simbólica, regular e legítima, sem fins lucrativos.

Telefones
51 3226.9877 │ 51 3225.9982 │ 51 3212.3907

Sede 17 de Junho

Rua Dezessete de Junho, 436 - Menino Deus Porto Alegre - RS. CEP 90110-170

Palácio Duque de Caxias

Rua Washington Luiz, 214 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

GOB-RS - Gestão 2023. Todos os Direitos Reservados