27 de setembro de 2023, Porto Alegre / RS

27 de setembro de 2023, Porto Alegre / RS

GOB RS realiza a Poderosa Congregação Extraordinária 2017

poderosa11

No dia 11 de março de 2017, o Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul reuniu o seu órgão consultivo de alto nível do Rio Grande do Sul: a Poderosa Congregação. A sessão extraordinária da Poderosa Congregação foi convocada através decreto 001/2017 do Gabinete do Grão-Mestrado do RS. A sessão foi realizada no Hotel Continental de Porto Alegre, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A sessão inciou as 09;45 hs, depois de que os participantes compartilharam um café da manha de confraternização e contou, no primeiro ponto da pauta, com a palestra do Coronel Andreis Sílvio Dall’Lago, Comandante-Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e Maçom. A palestra teve como tema “Segurança Pública – Situação no Rio Grande do Sul”. Em seguida o Coronel Andreis respondeu as perguntas dos presentes.

Após a entrega de presente ao Coronel Andreis, em agradecimento pela sua participação, e a sua retirada do local,(aproveitando a palestra do Coronel Andreis) o Eminente Grão Mestre apresentou dados estatísticos acerca da criminalidade no Rio Grande Sul e no Brasil, propondo (Propôs) a criação de Comissões de Segurança Pública, para encaminhamento de sugestões aos Poderes, o qual foi aprovado pelos presentes.

De tarde, os trabalhos inicializaram com uma apresentação do que foi realizado desde a última Poderosa Congregação do GOB RS, em especial sobre a reforma do FAF que foi proposta pela Congregação Estadual cujo Anteprojeto de Lei será encaminhado novamente à PAEL-RS. O Grão-Mestre apresentou o Controle Orçamentário do Exercício de 2016 de forma resumida, mostrando que o resultado operacional foi melhor que o esperado, em função de que os gastos de funcionamento fecharam o exercício em torno de 30% abaixo do orçado (explanando as rubricas contábeis). Comentou também a respeito (especialmente) do investimento que vem sendo realizado no prédio (na sede) da Rua 17 de Junho e as previsões de inauguração da nova sede, Também informou sobre as atividades desenvolvidas pela Equipe do Grão-Mestrado e as realizações conseguidas em 2016 e Em seguida tratou do Orçamento para 2017, também de forma resumida, e as necessidades das lojas para atualizarem os dados do seu quadro de obreiros e atenderem a demanda do Poder Central de que cada loja deva possuir um CNPJ. Lembrou que este ano é de eleição de Administração de Loja e que as mesmas devam manter a harmonia e fraternidade.

Encerrando os itens da pauta, o Eminente Grão Mestre disponibilizou a palavra sobre o evento Os presentes puderam expor as suas ideias e reflexões sobre a sessão. Os Veneráveis Mestres agradeceram a oportunidade de apreciar as ações realizadas pelo Poder Executivo e renovaram o seu comprometimento em acompanhar as ações dos Poderes Estaduais para que atuem alinhados com o único propósito de promover o crescimento e fortalecimento do GOB-RS.

A Poderosa Congregação foi encerrada às 17h25. Estavam presentes, de seus membros permanentes, o Eminente Grão-Mestre Ir? Jorge Pedron de las Llanas, o Poderoso Ir? José Fernando Clemente de Fraga – Grão-Mestre Adjunto do GOB-RS, Eminente Presidente da PAEL-RS Ir? Evandro Bandeira Lecey (quem se retirou logo após o início, por não concordar com a convocação da Congregação Estadual), Poderoso Grande Procurador Ir? Orei Paulino Bretanha Teixeira, Venerável (Poderoso) Vice-Presidente do Tribunal de Justiça Ir? lrineu de Souza Oliveira, Venerável (Poderoso) Presidente Tribunal de Contas Ir? Fabio Nardin Rizzo; e 57 Veneráveis Mestres e/ou Representantes se Lojas jurisdicionadas à Obediência no Rio Grande do Sul.

Também participaram, como convidados, os Poderosos Grandes Secretários do GOB-RS IIr? David Jorge Dávi – de Administração e Patrimônio; Luiz Fachin – de Educação e Cultura; Luiz Carlos Rodrigues Padilha – do Interior e Relações Públicas; Álvaro Remígio Neves – de Orientação Ritualística; André Gustavo Adami, de Comunicação e Informática; Edilson Marques dos Santos – Secretário Adjunto Educação e Cultura do GOB-RS e Consultor Jurídico Ir? Fábio Costamilan; os Ilustes Conselheiros Estaduais IIr? Adir Valmiro Gehl, Francisco de Paula Paiva Delamare, Claudio Augusto Câncio, Paulo Edison Stock, Orlando Cesar Vieira Lima e José Xamuset Duarte Nunes, assim como o Ilustre Irmão Flávio Luís Rostirolla, quem foi convidado a assumir a Secretaria da Congregação.

Veja as fotos do evento na Galeria. A ata da poderosa Congregação encontra-se disponível na área restria para as Administrações da Loja (seção GOB RS).

Fundada em 14 de julho de 1981, com personalidade jurídica de direito privado, simbólica, regular e legítima, sem fins lucrativos.

Telefones
51 3226.9877 │ 51 3225.9982 │ 51 3212.3907

Sede 17 de Junho

Rua Dezessete de Junho, 436 - Menino Deus Porto Alegre - RS. CEP 90110-170

Palácio Duque de Caxias

Rua Washington Luiz, 214 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

GOB-RS - Gestão 2023. Todos os Direitos Reservados