04 de outubro de 2023, Porto Alegre / RS

04 de outubro de 2023, Porto Alegre / RS

GOB-RS inclui data Farroupilha no Calendário dos 200 anos do GOB

Título da Data Incluída: Comemoração dos 177 anos do Tratado de Paz ou Convenção de Poncho Verde.

Exposição sumária:
O tratado foi firmado em março (01) de 1845, na localidade de Poncho Verde, a 38km de Dom Pedrito e próximo a Bagé, na Região Sul do Estado. O Tratado de Paz marcou o fim da Revolução Farroupilha e foi firmado entre imperiais e republicanos, liderados por maçons em ambos os lados (Duque de Caxias e David Canabarro).
A Revolução Farroupilha (1835 – 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira. Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado.
A então Vila de Bagé era ponto estratégico neste conflito bélico. O Império do Brasil necessitava pôr um fim nesta Revolução e lançou mão de todos os instrumentos disponíveis à época, gestões diplomáticas, tentativas de acordos políticos e os conhecidos e aguerridos combates. Neste cenário, a Maçonaria desempenhou um papel muito preponderante, pois havia maçons em ambos os lados e ela ansiava em reunir todos em fraternal convivência. Mas foram necessários muitos derramamentos de sangue e vidas perdidas para que a tão desejada Paz ocorresse.
Em 1º de julho de 1841 a Loja maçônica Estrella do Sul 84 (como era grafada na época) foi criada.
As constantes movimentações das tropas e escaramuças impediram que os trabalhos e os locais de funcionamento da Loja Estrela do Sul fossem fixos. Em 1844, aqui veio estacionar por ordem do Barão de Caxias, Comandante em Chefe do Exército Imperial, o 8º Batalhão de Fuzileiros, comandado pelo Coronel Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto (posteriormente Marechal), o primeiro Venerável Mestre da Loja Estrela do Sul 84, Federada ao Grande Oriente do Brasil e hoje Jurisdicionada ao GOBRS, sendo o título distintivo mais antigo da Jurisdição.
A Vila de Bagé vivia no centro das movimentações e suas garantias constitucionais estavam suspensas em razão do estado anômalo da Província e não havendo aqui autoridade alguma territorial, ficou o Coronel Francisco Félix incumbido do governo civil. E este foi mais um maçom importante na época do Tratado de Paz, assim como vários outros imperiais e republicanos.

Palestrante sobre o tema:
Presença confirmada no evento do Vice-Presidente da República, General de Exército ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO, no dia 19/03/2022 às 11h, na cidade de Bagé, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, da Universidade da Região Da Campanha.

Nos próximos dias anunciaremos o protocolo da agenda para o dia 19-03 (geral e da Vice-Presidência da República) e o critério para os participantes deste evento.

Fraternalmente

Lucas Moraes Sitya
Grão Mestre

Fundada em 14 de julho de 1981, com personalidade jurídica de direito privado, simbólica, regular e legítima, sem fins lucrativos.

Telefones
51 3226.9877 │ 51 3225.9982 │ 51 3212.3907

Sede 17 de Junho

Rua Dezessete de Junho, 436 - Menino Deus Porto Alegre - RS. CEP 90110-170

Palácio Duque de Caxias

Rua Washington Luiz, 214 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

GOB-RS - Gestão 2023. Todos os Direitos Reservados