A Poderosa Congregação Extraordinária do GOB RS, realizada no dia 11 de março de 2017 no Hotel Continental em Porto Alegre, foi abrilhantada com a palestra do Coronel Andreis Sílvio Dall’Lago, Comandante-Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e Maçom. A palestra teve como tema “Segurança Pública – Situação no Rio Grande do Sul”.
O Coronel Andreis explanou sobre a estrutura da corporação e principais funções/metas, polícia ostensiva, preservação da ordem pública, fiscalização e controle dos serviços de vigilância e investigação criminal militar.
O Coronel Andreis tratou de alguns assuntos que podem auxiliar na segurança.
Como a Maçonaria e os Maçons podem ajudar a mudar a situação?
O Maçom deve praticar no cotidiano o que aprendemos em Loja, participar ativamente na vida da sociedade, conhecer a realidade e interagir através das forças vivas, potencializando o sistema da defesa social. A Ordem deve articular com titulares de cargo eletivo nos poderes executivo e legislativo na esferas de Estado, com intuito de construir soluções sistêmicas e efetivas no Sistema: policial – de persecução penal – prisional.
Posição quanto às causas da criminalidade
As principais causas da criminalidade são a questão social (emprego e renda), educação – pouco ensino, muitos à margem e questão das drogas (legalização).
Ao final, o Coronel Andreis colocou-se à disposição para questionamentos. O Eminente Grão Mestre agradeceu o Coronel Andreis pela sua belíssima e esclarecedora palestra e o presentou com um mimo em nome do GOB RS.